02 jul Demissão: O Início de Uma Nova Jornada
Mudanças na carreira mexem com a estabilidade. A demissão, em especial, pode ser um furacão emocional. Estresse, ansiedade, autoestima afetada.
Compartilho o caso de um amigo pessoal que recentemente passou por essa experiência. Foi pego de surpresa com a notícia de que seria desligado, após anos de dedicação.
Na mesma semana nos encontramos e nitidamente estava chateado, cabisbaixo e desanimado; a notícia caiu como uma bomba. Algo totalmente compreensível, dado o impacto da situação.
Contudo, ele de forma pragmática, optou por retomar a batida na busca intensa por um novo desafio. Foram algumas entrevistas, mas todas sem sucesso!
Um novo almoço e ele estava ainda mais chateado. Conversamos bastante sobre quão complexo era o momento, mas que um dos pontos chave para superar essa situação era estar bem consigo mesmo, buscar o equilíbrio emocional!
Era justamente esse equilíbrio que iria abrir as portas para novas oportunidades, e que permitiria mostrar aos recrutadores quem realmente ele era!
Ele refletiu e decidiu se dar um breve sabático. Nesse período, teve o privilégio de viajar e dentre outros, pode concluir o Caminho de Santiago de Compostela. Voltou revigorado, essa pausa foi fundamental para ele !
Havia recuperado sua autoestima e confiança e “coincidentemente” as coisas começaram a dar certo de novo.
Esta breve história ressalta a relevância da saúde mental, particularmente em momentos de transição e mudança.
Não basta possuir habilidades ou experiências adequadas, é imprescindível estar bem. Caso contrário, todos os esforços dispendidos podem não ser devidamente aproveitados.
Reserve o tempo necessário para se cuidar, respeite seu próprio ritmo e tenha em mente que o seu bem-estar é a base para um sucesso sustentável.
Por: Alexandre Kalman