O enigma da comparação social

O enigma da comparação social

É uma ocorrência cotidiana – um olhar rápido nas redes sociais e um colega está celebrando uma conquista profissional. Em meio a esse alarde de sucessos, paira uma indagação: ‘Quando chegará a minha vez?’

Nos processos seletivos e entrevistas que conduzo, percebo que essa sensação de estar um passo atrás é bastante recorrente. A famosa “grama do vizinho” parece ainda mais latente. Parece que vivemos em uma corrida implacável em busca de algo perpetuamente distante.

Mas a verdade é que a história de cada um de nós é única, com ritmos e tempos distintos. Alguns momentos são de grandes conquistas, outros de aprendizado e crescimento.

O que quero dizer é que que por trás das conquistas compartilhadas nas redes sociais há uma história individual de desafios superados.
Quando vemos um colega celebrando uma promoção, é provável que tenha enfrentado obstáculos dos quais não temos muitas vezes nenhum conhecimento!

Um caminho para evitar essa sensação é buscar um planejamento de carreira eficaz, que envolva autoavaliação contínua, definição de objetivos claros e ajustes regulares. Compreender nossas forças, fraquezas e onde queremos chegar é fundamental para manter o foco e a confiança.

Contar com mentores ou tutores também pode ser bastante valioso. Eles não só oferecem orientação e conselhos baseados em suas próprias experiências, mas também podem ajudar a manter a perspectiva.

Enfim, ao invés de comparar sua carreira com a dos outros, concentre-se em seu próprio crescimento e desenvolvimento e continue a seguir em frente em SUA caminhada!

Por: